segunda-feira, 18 de maio de 2009

Oficina - GESTAR II

No dia 16/05 aconteceu nosso segundo encontro do Gestar II. No período matutino foi realizada a 2ª oficina, com a leitura do "Diário de Bordo" pela Sandra, e a leitura do memorial reflexivo pela Greice e pela Sandra. Foi feito as apresentações de formas criativas da multiplicação de dois números negativos, e foi visto a fração de cada parte do trangram. Logo após isso foi efetuado o cálculo de IMC individual e em grupo, com apresentação dos conteúdos matemáticos envolvidos e a discussão sobre campo conceitual. Foi feito a interpretação de uma tabela diferente, oque gerou bastante discussão entre os professores sobre a veracidade e a falsidade de algumas questões propostas no TPI. Calculamos também O Imposto de Renda da pessoa física de cada cursista e comentamos o fato de alguns terem q pagar a mais e outros, com valores a restituir.
No perído vespertino foi realizada a 2ª oficina, começando pelo cálculo da área corporal de um integrante por grupo. Gerou bastante discussões sobre como deveria ser efetuado o cálculo, dessa maneira, cada grupo deveria encontrar a sua maneira de calculá-lo. Tivemos um grupo que se aproximou bastante da área ideal, com apenas 5% de erro. O grupo ficou bastante orgulhoso! Foram discutidas as propostas que o livro trazia e um outro, levado por mim, que era uma fórmula utilizada pelos médicos. Após isso, contruímos um mini-fractal por dobraduras, que se transformou em um lindo cartão e foi apresentado em power point a definição de fractais bem como suas aplicações. Foi contruído um modelo proposto pelo livro e vimos as fração de cada parte. Apresentei um video de um conto do livro "O Homem que Calculava" do autor Malba Tahan, que falava sobre frações.
Acredito que foi um dia cansativo porém bastante produtivo!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Fractais e Caleidociclo






Bem, apliquei com a 3ª série do EM do SENAI, mais uma atividade do programa GESTAR II.
Começamos com a contrução de um cartão, que tem a forma de um fractal, como se vê na primeira foto. Foi bastante explorado a coordenação motora, após isso, com uma apresentação no multimídia foram definidos fractais, bem como suas aplicações.
A segunda etapa foi a construção do caleidociclo por meio de dobraduras. Ufa! Foi um sufoco. Mas alguns alunos conseguiram fechar!!!
Os alunos se empenharam bastante e acredito que gostaram dessa aula "diferente".

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Aplicação de Atividades do Gestar II com 7ª série da Escola Pe. Lux






Bem, há duas semanas estou aplicando atividades do Gestar II com alunos, que por sinal, foi muito produtiva. Primeiramente foi aplicado um texto sobre alimentação, foi feito um painel com alimentos mais saudáveis e menos saudáveis, procurados em revistas e jormais para recortes.Logo depois começaram as medições de altura e massa de cada aluno. Eles mesmos se encarregaram disso. Após isso foi feito o cálculo do IMC com o uso da calculadora. Foram anotados todos e comparados com uma tabela. Um aluno verificou que estava obeso e 1 que estava acima do peso, oque gerou uma preocupação. A tarefa foi eles calcularem a média de IMC da turma, e concluiram que a média da turma se apresentava no peso normal. Construiram um gráfico de barras no caderno com o título "O IMC da 7ª SÉRIE". Algumas meninas fizeram um painél e fixaram na sala.
A partir dessa problematização está sendo muito mais legal trabalhar as operações com números decimais e os alunos estão cmpreendendo melhor o conteúdo.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Oficina - GESTAR II


Foi muito legal e produtiva a primeira oficina...

Construimos o Tangram por dobraduras, analisamos as aplicações matemáticas e fizemos uma brincadeira de ouvir e construir uma figura onde nossas participantes Rose e Alzira foram perfeitas (por muito pouco saiu certo) e nosso participante Arilson ficou um pouco apreensivo na situação de observador.

Vimos também, em livros didáticos da 6ª série como é abordado a multiplicação de dois números negativos e chegamos a conclusão que algumas abordagens não são muito eficazes para o aprendizado de nossos alunos.

Agora...queridos professores...vocês tem um desafio pela frente. Elaborar uma maneira diferente de fazer essa abordagem com seus alunos e nos apresentar no próximo encontro.

Usem a criatividade!!! (que vcs tem de sobra)

segunda-feira, 30 de março de 2009

Gestar II - MATEMÁTICA


Foi uma semana em Treze Tílias, em curso com professores da UnB, na companhia de duas pessoas maravilhosas: Patricia e Marcela. Agora somos professoras formadoras, e vamos repassar tudo que aprendemos para os professores de Matematica da região com oficinas e projetos. Vai ser um enorme aprendizado, trabalhar com diferentes professores, diversas experiencias....QUE CHEGUE LOGO DIA 18/04!!!!!

domingo, 29 de março de 2009

LÓGICA - quadrado mágico


Você deve usar algarismos de 1 a 9, sem repití-los para preecher o quadrado ao lado de modo que a soma das linhas, colunas e diagonais dê 15.

Quem conseguir reslover, escreva a solução nos comentários....

Boa sorte!!!